DESDE
1989
Buscar Imóvel para Aluguel de forma detalhada
OU PELO CÓDIGO DO IMÓVEL: Buscar Imóvel para Aluguel de forma detalhada
28 de Janeiro de 2015

MORANDO SOZINHO

O que preferem os solteiros e o que o mercado imobiliário oferece para esse público

Os solteiros correspondem a 59,3% da população cearense e a 58% da fortalezense conforme dados do ultimo Censo do IBGE, de 2010. Para atender o tamanho do mercado consumidor, o setor investe em compactos.

Germano Belchior, presidente da Associação das administradoras de Imóveis do Ceará (AADIC) e diretor-superintendente da Alessandro Belchior Imóveis, estima que 25% do imóveis residenciais locados em Fortaleza sejam de compactos - com tamanho entre 50m² e com 60m². A velocidade de locação fica em torno dos 60 dias, enquanto a média local é de 100 dias.

Em boa parte, essas unidades são locadas para solteiros. "Pessoas que estão saindo de casa porque querem ter seu canto. Ou quem se separou, quem vem de outra cidade". Para ele, apartamentos pequenos são tendências, Principalmente com a tecnologia, que permite melhor aproveitamento do espaço - com móveis projetados por exemplo.

A aposta nos compactos também se dá pela dificuldade de encontrar terrenos disponíveis nas áreas nobres da cidade. Para melhor aproveitamento se constrói mais unidades em um mesmo edifício. "As unidades de pequeno porte tem localização muito conveniente. Você consegue resolver sua vida mesmo entre os compactos, é difícil encontrar apartamento de um quarto em fortaleza.

Venda

Marcelo Pizzo, gestor-executivo e comercial no Ceará, Piauí e Maranhão, da MRV Engenharia, diz que grande parte dos clientes da construtora adquire os imóveis quando solteiros. "Parte deles já com planos de casamento". Ainda diz que os solteiros preferem de um ou dois quartos em moradias que variam de 35m² a 45m², em condomínios fechados que podem proporcionar lazer e segurança.

A MRV aponta que os bairros mais procurados são Centro e aqueles que tenham proximidade com os eixos comerciais. "Temos inúmeras opções, para este perfil desde Dunas, Luciano Cavalcante, Água Fria, Parangaba, Dias Macêdo, Maraponga, Messejana, Mondubim, Barra do Ceará e Maracanaú.

1 - Nos Estados Unidos em Boston. O presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (SINDUSCON-CE), André Montenegro conta que participou de um encontro imobiliário e foi apresentado imóveis de 20m². "No exterior, eles são um grande investimento para que quer locar. Em Fortaleza, isso ainda não é uma realidade".

2 - Em Juazeiro do Norte, André diz que teve que construir três quartos em apartamentos de 58m². Ele acredita que o cearense é muito conservador e que gosta de mostrar que tem muitos quartos. Por questão cultural diz, os pequenos espaços ainda não vingaram como bom investimento no Estado.



+ Listar notícias

banner_pequeno_4.jpg
FIABCI Aliança Internacional de Estratégia e Inteligência Imobiliária Rede Brasil de Imóveis Rede Imobialiária Cearense Câmara Brasil-Portugal | CE AADIC ABAMI
© Todos os direitos reservados
Desenvolvimento:
Navegantes Internet e Consultoria & Digital Design