DESDE
1989
Buscar Imóvel para Aluguel de forma detalhada
OU PELO CÓDIGO DO IMÓVEL: Buscar Imóvel para Aluguel de forma detalhada
28 de Janeiro de 2015

DE OLHO NA LOCAÇÃO

Embora o setor econômico não tenha obtido os resultados esperados para o ano recém encerrado, o mercado imobiliário, apesar de cauteloso, continua em crescimento. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE mostrou que, ao se considerar as habitações urbanas, o número de imóveis alugados cresceu entre 2009 e 2013 - enquanto o de domicílios próprios se manteve estável. Neste período, o percentual de residências alugadas passou de 17,8% para 20,3%, enquanto o de imóveis próprios cresceu apenas 0,1%, passando de 73,5% para 73,6%.

Estes resultados estatísticos são reflexos dos aspectos positivos da locação com a flexibilidade de mudança, baixo custo, menor custo de manutenção e risco financeiro. Para o Nordeste, que vem crescendo mais que o Brasil como um todo, isto é mais visível ainda, por estar sendo atraente para empresas e profissionais qualificados em busca de qualidade de vida e custo de vida baixo, combinado com oportunidades de emprego em novos empreendimentos de grande e médio porte na região.

Embora o sonho da casa própria fale alto ao coração dos mais conservadores, é preciso avaliar minuciosamente os benefícios do aluguel versus compra de imóveis diante da fase da vida vivenciada no momento da decisão, assim como o perfil financeiro de cada pessoa. Em muitas situações, a locação poderá ser a melhor opção para o equilíbrio financeiro ante o financiamento imobiliário. Hoje, muitos já entenderam os benefícios do aluguel e vivem esta realidade. O IBGE aponta que uma em cada quatro famílias brasileiras direciona cerca de 30% da renda ao aluguel de imóvel.

Dentro desse mercado promissor, vale ressaltar que as administradoras de imóveis estão cada vez mais preparadas para atender a esta demanda e fazer a intermediação entre proprietários e inquilinos, bem como a gestão da locação, sendo uma base importante para estruturar este serviço com segurança e eficácia e orientar os cidadãos a tomarem as melhores decisões.

Germano Belchior

Presidente da Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (AADIC)



+ Listar notícias

banners11.jpg
FIABCI Aliança Internacional de Estratégia e Inteligência Imobiliária Rede Brasil de Imóveis Rede Imobialiária Cearense Câmara Brasil-Portugal | CE AADIC ABAMI
© Todos os direitos reservados
Desenvolvimento:
Navegantes Internet e Consultoria & Digital Design