Entidades a serem Beneficiadas em 2024

O Lar Torres de Melo (Ex-asilo de mendicidade do Ceará) é uma Instituição Filantrópica de Utilidade Pública, fundada em 10 de Agosto de 1.905 pela maçonaria.
Seu principal objetivo é de prestar assistência integral a idosos carentes, a partir de 60 anos em regime de internato.
Liduína Aragão Matos Donato é a atual Gerente Geral da instituição juntamente com outras gestoras das áreas financeira, social e saúde.
Durante mais de três décadas José Ramos Torres de Melo pai do Gal. Fco. Torres de Melo exerceu gratuitamente a presidência dessa entidade.
Motivados pelo espírito de fraternidade e solidariedade, a maçonaria e a família Torres de Melo entendem que os problemas sociais devem ser compartilhados e amenizados através de parcerias com todos os segmentos da sociedade.
HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA (BENEFICIADA PELA 18A. VEZ)
Em 1.851 devido a uma grande epidemia de febre amarela, a construção da Santa Casa é iniciada, mas esteve sempre ameaçada de ceder lugar ao Liceu a ser fundado, ora a Biblioteca Pública, que ainda não tinha sede.
Sendo precário o estado sanitário de Fortaleza, embora ainda não estivesse concluída a construção, foram abertas duas enfermarias da Santa Casa aos doentes mais carentes, que logo ficaram lotadas. Ainda em janeiro de 1.857, o Presidente Província, Paes Barreto, cede as salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1.861, quando só então ocorre a inauguração formal da Santa Casa.
A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província, mas o seu funcionamento não era prioritário, sendo o funcionamento da Biblioteca e do Liceu priorizados no momento, devido a uma pressão da intelectualidade e das famílias abastadas, que desejavam ver seus filhos estudando em Fortaleza e não mais se deslocando para outras regiões.
Ao iniciar-se o século XX a Santa Casa de Fortaleza, apesar das dificuldades financeiras, prosseguiu empenhada, visando o melhoramento da trágica situação de saúde do povo cearense. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1.915 a Santa Casa passou a atender a uma grande massa de retirantes. Dez anos depois, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital de alta tecnologia, ao ser o pioneiro no Estado, na introdução do serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1.925 o primeiro aparelho de raio x.
Até o ano de 1.932, Fortaleza não dispunha de socorro de urgência. Pelo espaço de 4 anos funcionou na Santa Casa o primeiro serviço de urgência, quando em setembro de 1.937 foi inaugurado o Pronto Socorro Dr. José Ribeiro Frota.
Na década de 70 a Santa Casa passou por modificações em seus estatutos, quando se desligou da gestão da Diocese de Fortaleza, tornando-se a maior escola prática de medicina no Ceará, onde passou a oferecer ao estudante de medicina, ao médico e a todos os profissionais de saúde uma aprendizagem das mais significativas até hoje. Nos anos 80 a Santa Casa passou a integrar um modelo de atendimento médico baseado no Sistema Único de Saúde - SUS, e como um hospital filantrópico, passou a sofrer todas as consequências que a saúde pública vem atravessando em nosso país.
O Dr. Vladimir Spinelli é o atual provedor da Santa Casa.
LAR AMIGOS DE JESUS (BENEFICIADA PELA 9A. VEZ)
Desde 1987, as religiosas Ir. Maria da Conceição Dias de Albuquerque e Ir. Maria de Lourdes Rabelo, no renovado ardor missionário e unificadas aos voluntários desenvolvem um trabalho eminentemente humano e solidário, pautado nos princípios da ética, da transparência, da solidariedade e do compromisso no atendimento a Crianças e Adolescentes com Câncer.
Com a denominação jurídica de Associação dos Missionários da Solidariedade, através do Lar Amigos de Jesus no âmbito de suas ações sem fins lucrativos, desenvolve um trabalho gratuito de acolhimento, apoio e assistência a Criança/Adolescente com Câncer vindas do interior do Ceará e outros Estados. Garantindo hospedagem com espaço físico diferenciado e humanizado, relações de atividades, vivências de cooperação, visando a continuidade do tratamento especializado, a obtenção de ato estima, a socialização e ações solidárias mas áreas de Educação, Oficinas de Cursos práticos/terapias, Integração Social, Saúde, Serviço Social, Lazer, Religião.
A irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque é a atual presidente da entidade.
OBRA LUMEN DE EVANGELIZAÇÃO (BENEFICIADA PELA 3A. VEZ)
Nós nos baseamos na fundamentação da Igreja Apostólica Romana, nos escritos evangélicos cristãos de que, quando atendemos ao pobre, é ao próprio Deus que atendemos (MT, 25, 40). E, por meio das palavras e atitudes do Papa Francisco, encontramos apoio da nossa missão, com frases dele, tais como: "Se desejas verdadeiramente encontrar a Cristo é preciso tocar na carne sofredora de Cristo nos pobres".
Impulsionados nessa missão, atendemos milhares de crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social, de vinte comunidades carentes de Fortaleza e de outras cidades. Oferecemos, gratuitamente, atividades esportivas, educativas, culturais, profissionalizantes, de evangelização, atendimento médico e odontológico. Temos também vinte e uma casas de acolhimento para homens, mulheres e mães com crianças em situação de rua.
A nossa fonte principal de providência para todas as obras de misericórdia e projetos sociais, está na participação da sociedade.
As nossas atividades são 100% gratuitas para os beneficiados e não temos convênios fixos. Mas, todos são convidados a contribuir, como podem, para esse serviço.
INSTITUTO POVO DO MAR (BENEFICIADA PELA 1A. VEZ)
O Instituto Povo do Mar é uma organização sem fins lucrativos criada em 2010 por quatro amigos surfistas, frequentadores da praia do Titanzinho, em Fortaleza. O convívio com os amigos da comunidade possibilitou a percepção sobre as dificuldades enfrentadas pelas crianças e jovens da área, assim, buscaram desenvolver ações que contribuíssem para a formação humana dos pequenos.
As comunidade do Serviluz e da Praia do Futuro vivem um cenário de violência e exclusão social, assim como inúmeras outras comunidades de periferia das grandes metrópoles urbanas do país.
O IPOM acredita que o amor transforma vidas, não à toa, há dez anos, este seja nosso propósito, impactar positivamente e possibilitar que o futuro de crianças e jovens seja modificado por meio de ações concretizadas no presente. Sendo essas ações realizadas por meio da educação, do esporte, da arte e tecnologia e meio de vivências do que acreditamos: amor, alegria, respeito e valor humano. Impactando as crianças em paralelo com suas famílias, que irão impactar sua comunidade.
Hoje, o IPOM atende crianças e adolescentes, de cinco a dezessete anos, em situação de vulnerabilidade social, dos bairros Serviluz e Praia do Futuro. Ao todo, são 450 beneficiários participando de atividades diariamente no Instituto.
- Alguns dos Nossos Projetos:
- - Projeto Povo do Mar
O Instituto Povo do Mar utiliza a educação através do esporte, arte e tecnologia por meio de vivências do que acreditamos: amor, alegria, respeito e valor humano. No Instituto Povo do Mar, a criança ou jovem não é só mais um, ela tem nome e identidade!
Nosso objetivo é ampliar o atendimento atual do Instituto Povo do Mar a crianças e adolescentes das comunidades Serviluz e Praia do Futuro por meio de atividades multidisciplinares em acordo com as diretrizes do ECA.
- - Primeira Infância
A proposta do projeto Primeira Infância vai além da dimensão do cuidar e educar. Buscamos um conjunto de ações socioeducativas, oferecendo uma formação transformadora que visa estimular profundas mudanças sociais para proporcionar o resgate da cidadania nas crianças.
Esse projeto é voltado para crianças na faixa etária entre 05 e 06 anos, tem uma proposta pedagógica construtivista que visa proporcionar o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem estar, considerando aspectos físico-motor, cognitivo, sócio-afetivo e ético.
- - Reciclando Vidas.
O projeto Reciclando Vidas implanta ações de formação profissional e práticas socioambientais para jovens de 15 a 29 anos que vivem na área do Grande Vicente Pinzon, nos territórios da Praia do Futuro, Praia do Titanzinho e comunidades circunvizinhas, pertencentes ao município de Fortaleza/CE.
- - Surfista Digital
O Projeto Surfista Digital busca usar a arte e a tecnologia como ferramenta para o enfrentamento e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, de 07 a 17 anos, moradores das comunidades do Serviluz e Praia do Futuro.
O ensino do pensamento computacional e robótica permite que a aprendizagem seja atrativa, ao possibilitar que os estudantes transformem problemas reais em currículo ao trabalhar com colaboração, empatia de forma interdisciplinar, podendo trabalhar com kits específicos e ou com materiais não estruturados.
O projeto vem para agregar às atividades já existentes no IPOM com um olhar mais focado sobre a importância do enfrentamento e prevenção em relação à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo a inclusão digital e oficinas com temas diversos visando favorecer de forma divertida e lúdica o conhecimento sobre direitos civis, políticos, socioassistenciais.
Por fim o Instituto Povo do Mar acredita que a educação não é apenas uma jornada acadêmica, mas uma viagem que molda vidas, constrói sonhos e ilumina o futuro de geração em geração.
Aqui, o mar não é apenas um horizonte; é um convite para explorar o desconhecido e descobrir o extraordinário que vive dentro de cada um de nós.
A Sra. Fabrini Andrade Silva é a atual Diretora Executiva
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM CASCAVEL (BENEFICIADA PELA 1A. VEZ)
INICIATIVAS DA PARÓQUIA PARA A COMUNIDADE
- - Centro Educacional Juvenal de Carvalho
Fundado no dia 19 de julho de 1.936 e localizado em Cascavel - CE, o Centro Educacional Juvenal de Carvalho foi doado por seu patrono, Coronel Juvenal de Carvalho, às Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, atendendo a um forte apelo do Vigário da Paróquia de Cascavel, cujo desejo era fundar uma obra educacional e assistencial que atendesse as necessidades dos pobres principalmente das crianças, adolescentes e idosos.
O Centro Educacional Juvenal de Carvalho é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, de assistência ao idoso, sem discriminação de sexo, cor, credo religioso, político e condição social, observando-se sempre os dispositivos legais.
- - Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças
- - Vila São Vicente do Rio Novo
- - Vila Vicentina das Malvinas
Pároco: Pe. Marcílio Jerônimo Pereira